Observando o período médio de anúncios nos portais imobiliários, verifica-se que aqueles que foram publicados por particulares de um modo geral tiveram menos tempo em divulgação. Importa referir que este período médio, nãos nos permite identificar se o anúncio deixou de estar publicado porque o imóvel foi arrendado, ou vendido, ou porque simplesmente o anunciante desistiu da sua publicação.

Lisboa teve melhores desempenhos do que o Porto.

Em Lisboa, o tempo médio de permanência de um anúncio privado ronda os 37 dias, enquanto que se for publicado por uma mediadora imobiliária, esse anúncio mantém-se na ordem de 42 dias.

No Porto, o tempo médio de permanência de um anúncio privado ronda os 42 dias, enquanto se for um anúncio publicado por uma mediadora, o tempo de permanência desse anúncio ronda os 47 dias (cerca de um mês e meio)

Average Rotation

Que razões podem estar por detrás deste menor período de permanência de anúncios publicados por privados, face aos anúncios publicados por mediadoras imobiliárias?

Se, entretanto, compararmos os anúncios de arrendamento e compra/venda de apartamentos e villas em Lisboa, verifica-se que o arrendamento tem menores tempos de permanências nos portais imobiliários. Curiosamente, as moradias têm ainda assim um período menor de permanência do que os apartamentos.

Average Rotation in Lisbon

No Porto, observa-se a mesma situação, com prazos de permanência de anúncios de arrendamento inferiores aos anúncios de compra/ venda.

Average Rotation in Oporto

Relativamente ao desempenho de privados e mediadores imobiliários, para o arrendamento e compra/ venda nas duas principais cidades, observa-se que os anúncios divulgados pelos privados têm uma permanência média de um mês, para arrendamento, em Lisboa, enquanto que entre os profissionais, um anúncio de arrendamento quase que ascende a um mês e meio de permanência.

Esta situação poderá indiciar que a procura será maior junto dos privados, onde a rapidez de concretizar o negócio é superior, comparativamente com os anúncios publicados pelas mediadoras imobiliárias.

Average Rotation among Private Publishers

Average Rotation among Professional Publishers

E como é que tem sido o desempenho dos mediadores imobiliários nos últimos 30 dias, em Lisboa e no Porto? Para isso, desenvolvemos um ranking em função do rácio de velocidade de venda (Rate of Sales) e rácio de velocidade de arrendamento (Rate of Rent), que combina o numero de propriedades anunciadas em venda, ou arrendamento, desde que iniciámos a análise dos portais imobiliários este ano e o período de permanência, sem ter em conta a tipologia mais habitual que cada mediador imobiliário trabalha.

Com este indicador conseguimos analisar os mediadores imobiliários mais eficientes para vender e arrendar habitação em Lisboa e no Porto.

Assim, para o segmento de arrendamento, apuraram-se os seguintes mediadores imobiliários com melhores indicadores de rácio de velocidade de venda:

Ranking - Rácio de Velocidade de Venda

E como melhores indicadores de rácio de velocidade de arrendamento:

Ranking - Rácio de Velocidade de Arrendamento

Si quieres obtener más información sobre el mercado inmobiliario en tu zona, regístrate en RESIDELIA


comments powered by Disqus