Com o fim do verão, e o regresso à nova normalidade, na RESIDELIA analisámos a evolução do numero de anúncios publicados entre os meses de agosto e setembro.
Antes de mais, importa referir que se verificou num espaço de um mês um aumento significativo do numero de anúncios publicados apenas para o segmento residencial, respetivamente de 78% para o mercado de arrendamento e 85% para o mercado de compra e venda.
Real Estate Supply
Por tipo de imóvel, verifica-se que em setembro, se observou um aumento significativo do numero de vivendas em arrendamento, face ao mês anterior, comparativamente com a venda deste tipo de imóveis. Esta situação poderá dever-se sobretudo ainda ao período estival, em que uma grande procura para este tipo de imóveis, para um período de férias.
Ao contrário, verificou-se um maior aumento do numero de apartamentos à venda entre estes dois meses, comparativamente com o aluguer. O que denota que se continua a investir significativamente na venda de apartamentos, em detrimento de aluguer.
Real Estate Supply Var.(%) Sept vs Aug
Por valores de arrendamento e compra e venda, entre as duas principais cidades portuguesas, não se observaram grandes variações, em termos médios.
RENT Value Variation Sept vs Aug
SALE Value Variation Sept vs Aug
Porém se observarmos a variação dos valores de arrendamento por tipo de imóvel, verificamos que em Lisboa, houve uma queda significativa (10%) no valor de arrendamento de vivendas, enquanto que a variação dos valores de venda tanto em vivendas, como apartamentos, naquela cidade é positiva e na ordem de 5%.
No Porto, pelo contrário, observou-se um aumento significativo (7%) no valor de arrendamento de vivendas. Enquanto isso, no mercado de compra e venda o crescimento dos valores tanto de apartamentos como vivendas é menor do que em Lisboa, o que revela o menor dinamismo desta cidade face à capital, neste período.
RENT-Price Variation Sept vs Aug
SALES - Price Variation Sept vs Aug
Si quieres obtener más información sobre el mercado inmobiliario en tu zona, regístrate en RESIDELIA